segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Como economizar água após a drenagem da piscina

Nos últimos dias mostramos como aspirar, filtrar e drenar a piscina. Na maioria das vezes ocorre apenas a filtragem onde a água volta para piscina, porém, na drenagem as pessoas ainda descartam a água diretamente no esgoto.

Todos os dias, milhares e até milhões de litros de água são dispersados sem nenhuma chance de reutilização.

Quando se fala em “sustentabilidade” pode parecer que é um termo complexo, mas você pode começar a colocar em prática na sua casa, no processo de limpeza da sua piscina.

Sustentabilidade?

Hoje em dia, o consumo consciente vem recebendo cada vez mais espaço, até porque muitos cientistas já preveem que em alguns anos, vários países sofreram por falta de água.

Por mais que o Brasil tenha muitos recursos hídricos, não nos salvamos dessa crise. Várias das regiões enfrentam falta de água por muito tempo e nossas reservas de água vem caindo cada vez mais.

Sustentabilidade trata-se dessa interação entre o ser humano e o mundo cuidando do meio ambiente e preservando os recursos naturais.

Como ajudar?

As piscinas são limpas com frequência, sendo ideal que a peneiração e a aspiração sejam feitas, ao menos, semanalmente. Já o procedimento de limpeza geral da piscina – aspirar, filtrar, drenar – é necessário, no mínimo, uma vez ao mês.

Esse processo descarta aproximadamente 1,2 bilhão de litros por ano, o equivalente a 120 mil caminhões pipas de 10 mil litros cada

Adquirir um reservatório de água na sua casa pode ser uma das maneiras de guardar essa água que é desperdiçada no esgoto. Você pode reaproveitá-la no seu dia a dia em casa na limpeza, para lavar o quintal, regar jardins e plantas e até para lavar o seu carro.

Todos nós sabemos que a água é um bem natural precioso que aparentemente está cada vez mais escasso. Seu uso responsável está cada vez mais em pauta e por isso vamos contribuir com algumas dicas para economizar água da piscina, afinal de contas, ninguém se refresca em piscina de bolinha, não é mesmo? Em média, uma piscina residencial tem entre 40000 e 100000 litros de água. Com tamanho volume é importantíssimo tomar algumas medidas para evitar o desperdício de água. Estas medidas devem ser mantidas durante todo o ano, principalmente no inverno, onde é fundamental manter o controle da água, para evitar gastos superiores com produtos reguladores, ou pior ainda, a troca de toda da água da piscina, o que seria ruim para o bolso e péssimo para o meio ambiente.

Dicas para economizar água da piscina

É fundamental que a água permaneça pura e que se evite o acúmulo de resíduos, pois dessa forma evita-se o gasto desnecessário com tratamentos da piscina. É importante também deixar com uma equipe técnica capacitada a instalação da bomba e do filtro da piscina, uma vez que a casa de máquinas mal dimensionada pode dificultar o processo de limpeza e tornar mais frequente a necessidade de aspirar a piscina drenando. Outro dica para gastar menos água com a piscina é verificar periodicamente a existência de vazamentos na piscina e também na própria casa de máquinas. Problemas com vazamentos na piscina aumentam o desperdício e comprometem sua estabilidade estrutural. Toda água perdida com vazamentos precisará ser reposta gastando, além do nosso precioso recurso hídrico, energia elétrica para realizar o bombeamento, caso o abastecimento de sua piscina seja feita desta forma.


Outra forma de economizar água da piscina é evitar a perda através da evaporação!

Já foi comprovado que a água da piscina evapora até 90% menos em piscinas com capa térmica ou capa de proteção instalada. Além disto, as capas evitam sujeiras como folhas, galhos e outras coisas que podem cair na piscina dificultando assim o processo de limpeza da água da piscina. Caso queira saber mais sobre capas para piscina, não deixe de ver o artigo onde falamos a respeito da viabilidade das capas para piscina.

.

Não podemos deixar de citar que é importantíssimo realizar o tratamento físico da Piscina.

Fazer a peneiração da piscina com peneiras apropriadas, aspirar as sujeiras do fundo, manter a filtração da água por no mínimo 6 horas por dia e é claro: controlar o pH, o cloro e a alcalinidade da piscina sempre de perto! Juntamente com estes cuidados, é interessante ter um segundo método de desinfecção da piscina

Atualmente temos duas ótimas soluções para trabalhar na limpeza da piscina juntamente com o cloro: a desinfecção ultra-violeta e a desinfecção com ozônio. Tanto com a desinfecção ultra-violeta quanto com a utilização do gás ozônio, você elimina microrganismos como algas e bactérias da água, evitando problemas como o ressecamento de pele, cabelos, e reduzindo a utilização do cloro tende-se a reduzir problemas alérgicos e respiratórios. Adicionalmente, e talvez a dica mais importante para economizar água da piscina é manter o tratamento com uma empresa qualificada. A limpeza da piscina executada de maneira correta evita, e muito, o desperdício de água, reduzindo o valor da conta de água e fazendo o meio ambiente feliz! Seguindo essas dicas sua piscina irá permanecer saudável, pronta para uso, sem haver necessidade de troca total ou parcial da água em nenhuma época do ano. Esperamos que tenham gostado das dicas para economizar água da piscina! Adicione nosso site em seus favoritos e se quiser passar a palavra adiante, compartilhe com os amigos!



Fale conosco e faça já sua cotação.

Fique Por dentro das novidades. Nos acompanhe nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário